segunda-feira, 26 de março de 2012

18 km Paraty - A Saga

Queridos amigos blogueiros, corredores e simpatizantes deste blog. Mais uma aventura de Myla no mundo maravilhoso das corridas.
Saí daqui de Paulínia e segui viagem até Santos para encontrar meus amigos Nelson e Bruxinha para irmos no dia seguinte para Paraty. Sábado então tomamos o rumo e encontramos mais alguns corredores e fomos todos de comboio para a corrida. Já fazia muito tempo que eu não passava tão mal em uma corrida, sentei-me no banco de trás do carro e derrepente comecei a suar frio, sentir enjôo e tontura com aquelas curvas da estrada. Tivemos de parar um pouco e isso deixou a viagem mais longa e cansativa. Mesmo assim os outros corredores solidários comigo, pararam também até que eu melhorasse para seguir viagem. Chegamos em Paraty então e fomos para a pousada. Já no mesmo dia tive o prazer de conhecer o passeio de escuna ( um barco pequeno onde as pessoas vão até algumas ilhas do litoral). Realmente, a cidade é um paraíso abençoado por Deus, e  eu estava já ha algum tempo desejando não só correr essa corrida  como também, conhecer esse local.
Não resisti a tentação e pulei no mar juntamente com o Nelson e tive o prazer de nadar próximo a ilhas e tivemos a sorte de ser recepcionados por golfilhos. Enfim o passeio foi um espetáculo inesquecível! chegamos de lá, jantamos e fomos para a pousada para descansar afinal, domingo era dia de prova.

A CORRIDA
Saimos cedinho e tomamos nosso café, fomos até a rodoviaria e lá esperamos o ônibus que nos levaria para o local da largada. Chegamos lá o tempo estava até meio frio e pensei que iria chover. Estava totalmente tranquila e confiante no meu treino, só um pouco apreensiva quanto ao meu joelho.
Lá chegando encontrei meu amigo Jorge Cerqueira seguidor do meu humilde blog, rapaz animado, pra cima e foi um dos primeiros amigos que fiz pelo blog e tenho o prazer de ter contato constante com ele. Também encontrei Melli Fukami uma história muito parecida com a minha, moça batalhadeira que tive o pude conversar um pouco e trocar idéias e experiências. O ambiente era dos melhores, muita gente amiga, local bonito tudo tranquilo. Saímos então não da concentração mas alguns metros a frente, não entendi muito bem isso. mas conta-se 18 km de onde? sei que a largada foi dada na pista de onde eu acionei o Garmin. Logo no início errei feio, saí com um ritmo muito rápido e fechei os 3 km em 15 minutos. Achei que estava bem e continuei, porém alguns minutos depois o sol veio dar o ar da graça. E realmente mostrou ao que veio. Meu ritmo foi caindo, caindo até despencar. O calor era insuportável. tive que andar em várias partes do percurso. O suor mal saia do corpo já secava, confesso que essa prova estava sofrendo mais do que a Volta ao Cristo já que lá tem subidas porém o clima é ameno na maior parte do tempo. Não vi dificuldade na altimetria da prova, pois as subidas que tinham eram menores das que eu treino aqui.
Eu havia acionado o Garmin para fazer em 1:55 já portanto contando com um atrazo de alguns minutos. Por onde passei, tive água em todos os pontos da corrida e fui recuperar mesmo somente no km 13 quando a paisagem começou a mudar, mas já era tarde para correr atrás do prejuízo. Enfim, cruzei a linha de chegada onde fui recepcionada pelo Jorge Cerqueira, e mais um monte de amigos que ali me esperavam. Fechei a prova com 1:58. Calculei o seguinte: Se em Poços de Caldas com um grau de dificuldade bem grande eu fiz em 1:56 tendo ela 16 km. Creio que terminar Paraty com 18 km em 1:58 então não fui tão mal quanto pensei. Voltei realizada com tudo principalmente com o trajeto lindissimo que tive a honra de fazer parte daquele cenário paradisíaco. Enfim, trocando em miúdos quanto ao meu desempenho, não foi bom mas foi regular e dentro do esperado. agora vamos aos fatos que me deixaram chateada:

Problemas

- A camiseta distribuida foi dois tamanhos acima do meu. A cor vermelha eu até gostei e tudo, mas o tamanho infelizmente não deu em mim não.. cabe duas de mim!
- Eu não vi, mas quem me contou passou por isso e posso garantir, FALTOU ÁGUA PARA MUITOS.  As pessoas que demoraram mais para terminar a prova, tiveram de correr os 18km debaixo de sol e muitos ficaram sem água desde o km 6 da prova. Isso é um erro terrível! água ... po! vamos falar a verdade!! é importânte, mas com aquele sol na cachola é IMPRESSINDÍVEL. Teve corredor que desistiu, teve também quem passou mal e colocou sangue pelo nariz.
Creio que todos ali, pagaram o mesmo tanto, e todos tem o direito a água..! erraram feio.



Sobre o Vita meu marido!
Meu querido esposo, está com poucos treinos e nunca correu 18 km em prova. Ele sofreu muito com a falta de água pois desde o km 9 não tinha sequer uma gota de água com aquele calor todo. Teve que parar num posto pelo caminho e perder tempo comprando água de côco para poder terminar. Ele foi mesmo guerreiro. Quando estava chegando, fui recepciona-lo para que ele não cruzasse a linha andado e consegui. Doeu em mim, ver ele contar tudo oque passou. A corrida é linda, maravilhosa. Mas a organização pecou muito nisso espero que arrumem este ponto crucial e assim fazendo muitos outros corredores com certeza  vão querer estar lá. por que para alguns como o Vita, foi uma tortura correr 9 km com sol e sem água. E pior, ele pagou para passar por tudo aquilo.Enfim ele, terminou! venceu.

A todos uma boa noite

10 comentários:

  1. Beleza de passeio, hein, Myla? Parabéns a você e ao Vita pela prova em Paraty e pela garra de sempre, vencendo as dificuldades e chegando até o final. Falta de água é mesmo a pior das falhas que uma organização pode cometer. Mas essa, ainda assim, é uma prova que tenho no meu planejamento, um dia ainda quero ter a oportunidade de fazer.

    Pô, você enjoou na estrada e foi de boa na escuna??? Vai entender, hehehe...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Namiuti,

      Foi a mais sofrida que já completei, não pelo percurso mas pelo calor, mas eu ainda tive sorte de ter água. Muitos ficaram sem. Quanto ao enjôo pra voce ver, tem mais curvas na estrada do que no mar de Paraty, o mar estava calminho...!! rsrs foi ótimo mesmo e ainda bem que não passei mal! foi show!!

      Excluir
  2. Myla parabéns pela prova e que chato esses problemas de camisetas com tamanhos grandes ou pequenos demais hein? Parabéns ao casal e tão bom quando os dois correm juntos né? Facilita muitão eu sinto saudades quando meu marido corria comigo. Mas um dia ele volta =) acredito nisto!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, que pena mesmo, a camiseta eu com certeza não usarei. Infelizmente não dá acho que vou dar pro Vita nele vai caber. Quanto ao fato da gente correr juntos. O Vita começa comigo os treinos mas não tem o mesmo ritmo então geralmente ´so no primeiro km é que consigo ficar com ele. Geralmente fico mesmo muito só, gostaria que ele pegasse meu ritmo mas até hoje ele tem muitas fases e não conseguiu!
      Força aí que seu marido em breve estará contigo! não desista ok. beiju

      Excluir
  3. Parabéns pela prova Myla e Vita,

    Realmente a falta de organização não se justifica nem em uma prova
    0800, quanto mais em uma paga, se eu ficar sem água fico sem as pernas e terrível. Eu estou muito triste e chateado, venho convivendo com uma lesão desde o ano passado, mas agora não deu mais terei que ficar pelo menos um mês sem correr, e estou fazendo fisioterapia e RPG, estou com inflamação no quadril do lado direito, olha terei que ter muita força de vontade de voltar a correr, da vontade de desistir sabia, mas não desisto, vou superar este obstáculo. Um abraço amiga, bons treinos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir grande amigo,
      Sinceramente estou muito chateada com a situação do Vita por que ele nos treinos vai bem, e chega na prova acontece tudo isso de faltar água num calor daqueles!! espero que ele supere e não desanime.
      Quanto a voce amigo, tenho certeza que voce vai melhorar e voltar a correr. Procure também a osteopatia que tem resultados muito bons eu mesma vou em um osteopata que atende em Campinas e fez milagres comigo e com meu filho que joga basquete, se quiser te passo o tel dele ok. Nada de desistir, vai melhorar e voltar a treinar, no seu ritmo só mesmo para não ficar parado, pois o exercício faz bem para pessoa tanto física quanto psicológicamente. Depois,"Uma vez corredor, sempre corredor!"
      Fique com Deus!!!

      Excluir
  4. Myla, parabéns pelas aventuras.
    18 km em 1:58 não é para qualquer um.
    Quem sabe um dia eu chego lá.

    Só não entendi como vc não teve enjôo na jangada.
    Sou duro na queda com enjôos mas tenho uma lembrança triste quando andei de veleiro.



    Obs: Veja no meu calendário 2012 que tem algumas corridas acima de 10 Km que vc adora.
    ...corridas de montanha...

    Abraços e ...vamo que vamo...
    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigão, estou de olho sim em todas as corridas, todo dia fico garimpando as melhores pra poder participar e não descuido dos treinos. um abração pra voce e bons treinos. obrigado pelo comentário!

      Excluir
  5. Myla!!
    O roteiro é paradisíaco mesmo!!!Linda viagem!!Vcs tem que conhecer Ilha Grande!!!La sim é um paraiso!!Imagino o que seu esposo sofreu pois ele correu com solo na cabeça visto que lá não tem muitas arvores!

    Parabéns pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vinicius, era um sonho antigo conhecer Paraty. É tudo oque eu pensava e muito mais!! espero ainda ir em Ilha Grande também, mas.. tem corrida nela?! qual? quanto ao Vita. O bicho pegou lá.. nunca estive em uma corrida tão quente como essa. o suor mal saia do corpo já secava queimando a pele da gente. Foi mesmo animal! ele já superou e está de volta aos treinos! obrigado pelo comentário e... ABRAÇÃOOO PROCE MOÇO!!

    ResponderExcluir

MINHAS CORRIDAS

1 - Corrida TVB Campinas /SP......................10 km 24/08/2008
2 - Corrida Independencia Campinas /SP.............7 km 07/09/2008
3 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ......6 km 14/09/2008
4 - Volta ao Cristo Poços de Caldas/MG............16 km 25/01/2009
5 - Corrida da Lua Campinas/SP ...................10 km 07/03/2009
6 - Tribuna Fm Santos/SP ..........................10 km 1705/2009
7 - Corrida do Baton Campinas/SP ................. 6 km 24/05/2009
8 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ......6 km 26/07/2009
9 - Corrida Mizuno São Paulo/SP...................16 km 02/08/2009
10 - Corrida Virada esportiva Paulínia/SP ......... 4 km 24/10/2009
11 - Corrida República Campinas/SP ................10 km 15/11/2009
12 - Corrida São Nicolau Piracicaba/SP ............ 8 km 12/12/2009
13 - Corrida São Silvestre São Paulo/SP ...........15 km 31/12/2009
14 - Volta ao Cristo Poços de Caldas/Mg ...........16 km 31/12/2010
15 - Corrida Cross Explore Piracicaba/SP .......... 8 km 27/02/2010
16 - Corrida Renovias Campinas/SP ................. 6 km 07/03/2010
17 - Corrida Wetn Wild Itupeva/SP .................10 km 28/03/2010
18 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ..... 6 km 25/04/2010
19 - Corrida Baton Campinas/SP .................... 6 km 23/05/2010
20 - Corrida Cross Explore Piracicaba /SP ......... 8 km 12/06/2010
21 - Correr e Caminhar Campinas/SP ................ 6 km 27/06/2010
22 - XERRA BRASIL - Indaiatuba/SP.................. 8 km 28/08/2010
23 - Correr e Caminhar Campinas /SP................ 7 km 07/09/2010
24 - Meia Maratona de Praia Grande /SP ........... 21 KM 12/09/2010
25 - Corrida Integração Campinas / SP ............ 10 km 26/09/2010
26 - Corrida Trail Run Kailash Campinas/SP ........ 11 km 17/10/2010
27 - Corrida 3º Corrida Ilumina Piracicaba/SP ....10 km 06/11/2010
28 - 4º Corrida Kailash............................10 km 18/12/2010
29 - São Silvestre Conchal......................... 7 km 31/12/2010
30 - 29º Volta ao Cristo-Poços de Caldas-M.G ......16 km 31/01/2011
31 - Corrida Cross Coutry Explore-Piracicaba SP.... 7 km 12/03/2011
32 - Corrida Wetn Wild Itupeva- S>P................ 5 km 03/04/2011
33 - Mizuno 10 Miles. São Paulo - S.P..............16 km 17/04/2011
34 - Tribuna Fm- Santos - S. P.....................10 km 15/05/2011
35 - Track Field Shopping galeria -Campinas- SP ... 5 km 22/05/2011
36 - Meia Maratona Campinas-S.P..............21km 17/07/2011
37 - Meia Maratona Internacional do Rio ..21 km 21/08/2011
38 - Corrida Explore Cross Country Piracicaba.......8 km 17/09/2011
39 - 28º corrida Integração Campinas -S.P ..........10 km 25/09/2011
40 - Série Delta etapa Quênia Campinas- S.P....... 10 km 27/11/2011
41 - São Silvestre Conchal........................................7 km 31/12/2011.
42 - 30º Volta ao Cristo -Poços de Caldas -MG ......16 km 29/01/2012
43 - Corrida Pelo Planeta - Guarujá - S.P.................8 km 12/02/2012
44 - Meia Maratona Internacional São Paulo - SP ....21 km 04/03/2012
45 - Mini Maratona de Paraty - RJ ............................18 km 25/03/2012
46 - Mini Maratona de Americana- SP.......................10 km 20/05/2012
47 - Corrida e Caminhada Petrobras-Paulínia-SP..... 10 km 27/05/2012
48 - Maratona de São Paulo........................................ 25 km 17/06/2012
49 - Corrida e Caminhada Ecológica-Sumaré-SP ...... 5km 01/07/2012
50 - Meia Maratona Amil Campinas - SP ....................21 km 15/07/2012
51 - Correr e Caminhar - Indaiatuba-SP........................10 km 05/08/2012
52 - Correr e Caminhasr- Campinas - SP........................10 km 19/08/2012
53 - Eco Running - Campinas - SP.................................... 7 km 26/08/2012
54 - Correr e Caminhar - Mogi Mirim- SP.......................10 km 23/09/2012.
55 - Corrida Integração - Campinas - SP..........................10 km 30/09/2012
56 - Eco Friendly - Nova Odessa - SP................................ 6 km 21/10/2012
57 - Corrida Ilumina - Piracicaba - SP................................ 5 km 11/11/2012
58 - CPFL Nigth Run - Campinas - SP............................... 10km 24/11/2012
59 - Corrida SEW - Indaiatuba - SP.................................. 5km 16/12/2012
60 - Volta ao Cristo - Poços de Caldas - MG...................16km 27/01/2013
61 - 28º Tribuna Unilus- Santos- SP................................10km 19/05/2013
62 - XTERRA Sul de Minas-Poços de Caldas. MG......... 10km 08/06/2013
63 - Maratona do Rio - Rio de Janeiro. RJ ....................42 km 07/07/2013
64 - Corrida Gazeta - Piracicaba. SP ............................05 km 18/08/2013
65 - Night Run - Campinas.SP.......................................10 km 14/09/2013
66 - Mountain Do-Campos do Jordão. S.P....................18km 09/11/2013
67 - Correr e caminhar- Jundiaí. S.P............................. 08km 12/01/2014
68 - 32º Volta ao Cristo- Poços de Caldas. M.G........... 16km 26/01/2014
69 - Meia Maratona Campinas- Campinas- SP ........... 10km 23/03/2014
70 - Igaratá 23K - Igaratá - S.P..................................... 23km 30/03/2014
71 - K21 - Águas de Lindóia - S.P.................................23km 17/05/2014
72 - Petrobrás - Paulínia - S.P........................................ 05km 25/05/2014
73 - Explore - Piracicaba - S.P................................... 14km 26/07/2014
74 - K21 Campos do Jordão- S.P............................... 21km 11/10/2014
75 - Igaratá 23k -Igaratá - S.P.................................23km 29/03/2015
76 - Rotary Day - Piracicaba -S.P.............................5 km 26/04/2015
77 - Corrida 110 anos - Nova Odessa - S.P..............5 km 31/05/2015
78 - Corrida da Fogueira- Poços de Caldas-M.G .... 5km
04/07/2015
79 - Corrida Explore - Piracicaba- S.P .................... 7 km 19/07/2015
80 - Eco Running - Campinas - S.P ..........................7 km 23/08/2015
81 - Locomotiva RAce- Piracicaba- S.P.................... 6km 27/09/2015
82 - Meia Maratona Arraso- Piracicaba- S.P...........21km
13/12/2015
83 - Explore - São Pedro - S.P .................................10km 13/03/2015
84 - Tri REx Evolution- Brotas- S.P.........................10km 16/04/2016
85 - Tivoli Shopping- St. BarbaraOeste-S.P............. 5km 16/05/2016
86 - Corrida Sou +1 - Paulínia- S.P ..........................10km 21/05/2016
87 - Hopi Hari Fun and Run- Vinhedo-S.P.............. 6km 05/06/2016
88 - Corrida Explore - Piracicaba- S.P .....................21km 07/08/2016
89 - Corrida do Batom - Sorocaba-SP ...................... 05km 12/03/2017
90 - Corrida Oba - Campinas- S.P......................... 08km
02/04/2017
91 - Maratona de revezamento-Campinas S.P....... 21km 16/07/2017
92 - Calegaris Run - Paulínia- S.P .......................... 6km 30/07/2017

corridaTVB - Campinas

corridaTVB - Campinas