Bom dia amigos,
Prestes a completar meus 4 anos de corredora com quase 50 corridas. Comecei a avaliar não só a mim, como também meus amigos que são inúmeros. Conversando com um aqui e outro ali, e notando as diferenças de tempos e participações nas competições andei notando algo.
Tenho amigos iniciantes com apenas 1 ano ou dois e também aqueles que correm há anos e anos. Cada um com suas convicções e também desejos. Pois, por incrível que pareça mesmo praticando o mesmo esporte não somos iguais em vários pontos.
Como se " fabrica" um Campeão: Primeiramente quero colocar aqui os quisitos necessários : Técnico, tático, físico, psicológico e financeiro.
Explico : Para se chegar a pódiuns e pódiuns todos esses pontos tem que estar juntos pelo menos aqui no Brasil onde a corrida está explodindo.
Técnico : A pessoa tem que ter um técnico mesmo, que mostre a ele e o ensine a ler uma planilha e pratica-la corretamente. Soma daqui, divide dali, faz conta de segundos e milésimos para saber se a pessoa está ou não progredindo e assim diminuir seus tempos.
Tático: Também uma pessoa avalia corrida a corrida se o atleta tem ou não condições para participar daquele evento com chances reais de pódium. Não adianta colocar um corredor de velocidade para ir para uma corrida cross country pois fatalmente não conseguirá manter um nivel e certamente falhará.
Físico: Atletas que melhor correm tem o perfil físico de corredor, ou seja seu corpo já nasceu desenhado para passadas largas, e até mesmo sua respiração é diferente. Não adianta pensar em velocidade se ele tem um problema nasal ou pulmonar que o impessa de respirar normalmente.
Psicológico: É aí que encontra o fator determinação, coragem, garra, tudo isso que se a pessoa não tiver, pode fazer diferença na hora de uma disputa cabeça a cabeça com outro corredor.
E finalmente mas, não menos importante temos também:
O Fator Financeiro: Ha de se entender que é preciso dinheiro mesmo para comprar, suplementos, tenis, roupas, pagar inscrições sem contar as sessões de fisioterapia e fortalecimento que serão necessárias.
Enfim, para se fazer um campeão é necessário que todos esses pontos estejam em comum acordo. ou pelo menos tres deles.
Campeões que eu conheço aqui da região tem um patrocínio mensal de 2 mil reais para cima. É um trabalho todo em cima da corrida, uma vida de dedicação.
Olhando na ultima corrida que fui, pessoas que assim como eu mal sabem dar uma passada. Se esforçam para participar e terminar a corrida e conseguem fazer tudo isso sem ter nenhum desses fatores que citei acima. As vezes com o tenis meia sola, sem nenhum direcionamento nutricional, ou mesmo com problemas de saúde que estão ali participando ativamente e são eles que pagam por todo o show da competição. Com as inscrições de corrida sendo cobradas muitas vezes com valores exagerados. Fica complicado para os corredores participarem de tantas. E os que participam não tem condições para subir no ranking. Pois como dizia minha avó as vezes o molho sai mais caro do que o peixe.
Hoje, em quase todos os lugares existem assessorias com profissionais estudados nisso para poderem ajudar. E claro, também são pagos por isso. Portanto, caro corredor voce que começou a ler este post. Pensando que encontraria aqui a receita mágica eu lhe digo. Faça o seu melhor e já estará ganhando mais, do que muita gente que voce conhece e que gostaria de ser quem voce é.
Não tenha pressa em ir para kilometragens maiores se seu prazer estiver nas menores ou vice versa. Não ceda as pressões e seja voce mesmo.quem pressiona na maioria das vezes não são corredores. Pois os corredores dão força um para o outro continuar correndo. Só quem corre sabe e pode dizer o esforço que fazemos dia a dia para treinar e participar. e lembre-se: Voce já é um campeão na sua categoria.
A todos... Boa semana de treinos!
"Continuar não é uma opção é uma questão de sobrevivência. Lutar dia a dia rejeitando os prognósticos, e enfrentando tudo com fé e coragem. Não fazer isso por ninguém mas por si mesmo isso se chama " determinação". Assim como na corrida é a vida. Se voce cair e ficar muito tempo no chão... vem um e passa por cima. Por isso hoje, levanta e vai treinar."
MYLA VITACCHI
Belo post Myla .. essa é verdade mesmo .. estamos ai para correr e participar, não importa tempo, clima, estamos ai pelo amor de correr de participar ..
ResponderExcluirAbração
Pois é amigo Gustavo,
Excluircom certeza e a gente que está certo rsrsrs
obrigado pelo comentário e bons treinos!
Myla,
ResponderExcluirVocê me fez lembrar uma reportagem sobre o Vanderley Cordeiro, dizendo que ele participava de apenas sete corridas no ano, graças aos patrocinadores que possuía. Infelizmente ele faz parte de um seleto grupo que pode viver para a corrida por terem conjugado talento e acaso na mesma hora.
Quanto a nós, amantes da corrida, abençoados por poder desfrutá-la sem precisar cobiçá-la, continuaremos a aumentar um círculo virtuoso que busca apenas viver bem, que para mim já se trata de uma grande vitória.
Boas passadas
http://andreeotenis.blogspot.com
Pois é André,
Excluirse para eles que correm pra caramba é difícil. Imagina para nós simples mortais não é mesmo. A gente se vira pra poder continuar correndo. Poucos tem apoio e tudo disponível para poder desenvolver. Eu, graças a Deus tenho uma academia a minha disposição. E agradeço todo dia por poder treinar a vontade!
ABraçãooo pra voce! e bons treinos.. obrigado pelo comentário.
Olá Myla.
ResponderExcluirConcordo contigo, temos que correr para nós mesmos, nos divertir e curtir.
Ficar pilhado é ruim e traz mais prejuízos.
Fico orgulhoso e feliz pela sua conquista. parabéns!
Corridas do Luizz
Desculpa, errei na hora de comentar.
ResponderExcluirEsse comentário era para os seus 25 km, mas até que combinou.
Sucesso