Boa tarde amigos,
Venho hoje abordar um assunto delicado mas é público e notório que acontece em muitas corridas, senão...todas.
Tenho grande admiração pelos meus companheiros e companheiras de corrida. Mas, em muitas provas que tenho ido tenho notado algumas pessoas que não considero como corredores e nem mesmo atletas, fazerem o abominavel ato de cortar caminho.
Eu sou do tipo de atleta que se esforça, treina quase todos os dias, e nem por isso consigo ter tempos expressivos nas corridas.Ainda não enfrentei a dura realidade de quebrar em uma corrida e não termina-la. Sei que um dia isso irá acontecer, mas comigo ainda não chegou. Já participei de corridas que fui tão mal que parei no chão e sentei é só depois me levantei e continuei. Mas, nunca parei por enquanto.
Mas, vejo em algumas provas, atletas que se aproveitam de falhas da organização para cortarem caminho. Já vi isso na Volta ao Cristo ( não a desse ano, que dou os parabéns por que até polícia teve de olho..amei ver a fiscalização deles) também vi na corrida da República, Meia de São Paulo, e nessa ultima que fui.. isso sem contar as que eu esqueci.
Fico pensando, em corridas com grande número de corredores é díficil uma pessoa perder pódium por isso. Mas, nas pequenas isso ocorre muito.
Quando a organização é extremamente criteriosa e coloca dois tapetes mesmo assim existem os intutulados "espertinhos" que de espertos não tem nada. Pois, enganam a organização, mas não enganam a si mesmos. Terminam uma corrida de 21 km perfazendo somente 10 km. ou até mesmo fazem 5 quando estão inscritos nos 10. Fico pensando oque a organização poderia fazer para que isso não ocorresse.
Bem, corridas com voltas no mesmo lugar são um convite para os preguiçosos. Quando voce vê o pessoal voltando a vontade de mudar o lado da corrida é grande, principalmente quando a corrida está dura pra voce. Mas, será que compensa!?
Daqui, uns tempos os organizadores terão que colocar fiscais dentro das corridas para que isso não ocorra. Quando uma pessoa não está bem, ela deve simplesmente parar ou tentar percorrer até o fim dependendo do seu conhecimento do seu corpo. É muito mais digno abandonar do que cortar caminho. E quanto mais cresce o número de corredores, maior o número daqueles que fazem isso. Mas, de uma forma as vezes até velada, ninguém fala nada e continua ocorrendo dia a dia e com maior número ainda.
Eu não sei como uma pessoa consegue dormir a noite, sabendo que fez tamanha desonestidade com seus companheiros. Querendo posar de atleta aparece seu nome bonitinho lá na kilometragem que ele não concluiu. Bem, dada a quantia de pessoas que algumas corridas tem, fico pensando cá com meus botões como a organização consegue de olho fiscalizar isso. Corridas com 12 mil pessoas ou mais... sendo que até mesmo nas menores a gente vê isso. Imagine nas maiores.
Fica aqui meu aborrecimento quanto a esse assunto, esperando que esse tipo de pessoa seja banido das corridas. O brasileiro tem que colocar na cabeça que a lei de Gerson, já era. E que corredor tem que representar a determinação e a honestidade. E não o contrário.
Espero que não ninguém tenha se ofendido, pois essa não é minha intenção. Pois todos estão saindo perdendo com essa prática desonesta. Mas, principalmente aqueles que levam a sério a corrida de rua.
A todos boa noite!
Olá Myla,
ResponderExcluirConcordo plenamente com vc. Acho de uma falta de caráter e esportividade uma pessoa que faz isso. Eu também já presenciei algumas vezes isso. Chego a chamar a atenção mesmo da pessoa e ela fica toda sem jeito.
Forte abraço
PauloBH
Pois é companheiro Paulo.
ResponderExcluirA gente vê e acha um absurdo não é?! a gente treinar direitinho.. cumprir todo o trajeto e ver quem correu metade com o nome lá em cima na listagem. E pior alguns até tomam pódium por categoria de outros !
Abração
Pois é Myla é uma falta de respeito com a gente que está ai se esforçando para terminar uma corrida .. o que poderiam fazer é ter fitas e mais seguranças nos pontos onde poderia ter um atalho .. mas nós guerreiros estamos ai correndo e nunca desistindo e nem atalhando .. Abração ..
ResponderExcluirPois é Gustavo,
ResponderExcluirPenso que é melhor a pessoa se arrastar na corrida. Ou andar ou até mesmo desistir. Do que cortar caminho. Afinal, ela engana organização e até outros corredores. Mas quando mais precisar e ela não conseguir burlar o esquema. Aí sim ela vai ter a noção de que não é tão bom corredor assim. É quando o bicho pega mesmo que a pessoa começa a conhecer seus limites!
Olá Myla.
ResponderExcluirLembro de uma prova que participei na qual em quase todas as esquinas, vi pessoas cortando pela calçada.
Aquilo me indignou muito e então me esforcei mais ainda para correr bem e sem "cortar queijinho".
Parabéns pelo blog.
Corridas do Luizz
Olá, então Luiz, até que pela calçada as vezes a pessoa passa por falta de espaço na rua.Pois, as vezes afunila bastante, mas eu me refiro mesmo é quando os que estão vindo, cruzam com os que estão indo entende. Aí os caras cortam caminho e chegam a ganhar 3 km nessa brincadeira dependendo da corrida o tempo baixa barbairdade só na roubalheira! Eta povo antiesportivo viu! rsrsrs. obrigado pelo comentário
Excluir