terça-feira, 19 de junho de 2012

O valor de uma conquista - Motivacional

Boa noite os amigos corredores. Após minha corrida em Sampa em que corri os 25 km na Maratona. Percebi que muita gente amigos e amigas que correram não se sentiram satisfeitos com seus resultados.
Veio em mim a seguinte questão : Qual o valor que as pessoas colocam em suas conquistas?
Sei que muitos aqui sabem de minha história de vida. Eu era atleta na adolescencia. Fazia natação, kung fu, Karatê, volei, Handboll e até futebol. Sempre amei o esporte, mas com a vida vamos dando prioridade a casamento e filhos etc. E que muitos anos depois fiquei doente por conta de um cisto na coluna o tal Cisto de Tarlov e fiquei 9 meses com dificuldades para andar usando até cadeira de rodas em algumas ocasiões. Só mesmo depois de todas as agruras da vida, voltei ao esporte e vi nele uma fonte de equilibrio. Não digo cura pois ainda carrego ele comigo em cada corrida em cada momento do meu dia.
Mesmo assim, continuo correndo. E hoje tenho quase 4 anos de corrida e 49 corridas pra contar história. Já passei por muitas fases nesse momento como corredora. A fase em que eu só queria me curar. A fase em que eu comecei a participar e achava tudo lindo e maravilhoso. A fase em que eu comecei a me cobrar resultados. A fase em que eu e os outros cobravam resultados de mim. A fase de ficar fissurada por troféu  e consegui!. A fase onde tive muita visualização e todos me viram como uma atleta de elite por ter meu caso mostrado em rede nacional e internacional e virar um ícone de superação na internet.
Hoje, me vejo simplesmente eu mesma. Só?? nãoo.. TUDO ISSO!. Já passei por muitas decepções por não poder estar lá em cima no seleto lugar dos campeões. Me senti frustrada, por ver tanta gente me perguntando se eu peguei troféu.
Hoje vi que não devemos valorizar o que não é para ser nosso e sim oque temos e assim transformar em algo melhor ainda. Puxa, comecei a correr com 40 anos, doente, e me mantenho correndo até hoje. Enquanto muitos ainda não deram conta do valor da atividade física para o bem estar físico e psicológico de uma pessoa.
Contar quantas corridas eu fui, quanto tempo eu fiz, quantos pódiuns eu conquistei... PRA QUE??
Corri em São Paulo na Maratona e fiz os 25 km. Mesmo sendo apenas 4 km a mais que a Meia Maratona, pra mim foi uma conquista inigualável. Enquanto muitos não dormem por que fizeram 5 minutos acima do esperado. Ou até mesmo não dormem por que sua colocação não foi boa! Eu estou aqui, pulando de alegria pois cada km a mais para mim é um troféu sem preço. Não ficar retida a tempos e resultados é coisa para poucos! Não tenho nenhuma assessoria ou equipe e oque tenho é uma Academia que me apóia pois a mensagem que eu passo é do bem estar físico num todo! isso pra mim é muito bom.
Comecei a ver a corrida como eu via no começo, e isso tem me dado muito prazer. Uma vez ouvi de um técnico que corrida é tempo!. Eu pensei.. então, corrida não é pra mim. Fiquei alguns meses meio depressiva sem ninguém perceber. Mas, fiquei muito triste. Até perceber que tenho que me adaptar ao meu corpo, a minha idade, minha condição financeira e mais ainda... ao meu ideal.
Voltei aos princípios que tinha quando comecei. Minha meta era saúde, e não vou mais ficar cobrando isso de mim mesma. Pois nem sempre correr significa saúde. Quando vejo pessoas correndo mais do que seu corpo suporta, me pergunto pra que? Então amigos digo o seguinte. Até hoje não tentei a MARATONA e não é por medo e sim por JUÍZO. Se meu corpo ainda naõ está pronto não farei, fica só no sonho mesmo. E o dia que chega... chegou! estarei preparada com certeza.
Não para provar nada pra ninguém, mas para me realizar pois gosto de provas longas. Curtam a corrida, vivam a corrida, não se cobrem tanto. Preparem seu corpo fisicamente, fortalecer na academia é mesmo um Santo remédio e se eu tivesse feito isso antes não teria tantas contusões como tive. Mas hoje só uma ainda não curou do resto.. to ótima.. pra correr, no meu ritmo. E claro.. vou valorizar cada km a mais.. até os 42 km ainda tem chão.. mas não tenho pressa nenhuma. E enquanto não chega, vou me divertindo pelo caminho!! sabendo que meu corpo é diferente do corpo de todos os outros corredores. Não tentarei ser ninguém e sim.. ser eu mesma.. PLENAMENTE FELIZ!!

Um conselho:
O mundo das corridas está crescendo vertiginosamente. Não deixe de ser quem é para tentar ser outra pessoa. Lembre-se voce é único ninguém tem seu corpo, sua vida, seus problemas e limitações. Faça por amor, por prazer, por vontade, por que quer fazer... mas nunca faça a corrida por obrigação!
Afinal, voce quer ganhar oque? cinco minutos, troféu, contusão ou uma depressão?! Siga seu rumo e seja um poeta no seu mundo.. no seu momento que é só seu e ninguém vai tirar! diminuir tempos é bom.. mas as custas de sua saúde.. é péssimo! corra e divirta-se!!!
A todos boa noite

domingo, 17 de junho de 2012

Meus 25 km na Maratona de São Paulo

Olá blogueiros e amigos  corredores ou não.
Hoje foi o dia dos meus 25 km na Maratona de São Paulo. Passei uns dias ruins ultimamente por conta do meu joelho, problemas de ordem particular e outros. Mas, nos dias que antecederam resolvi usar a fórmula do Vita para corridas pois vi que ele anda se sentindo bem. Então, diminui os treinos. fiz mais repousos e no dia anterior como sempre me alimentei bem.  Pena que dormi muito tarde apenas 3 horas durante a noite. Mas, vamos ao que interessa a corrida em si.
Cheguei lá na tenda da Tavares e aguardei o Robson Requena meu amigo que pegou meu kit. Assim que ele chegou fomos juntos no ônibus e ficamos o tempo todo conversando, lá encontrei a Tomiko, e um amigo que não conhecia o Fernano Pagliusi que ficamos no maior papo. Na largada, saí e fiquei um tempo com o Robson, a agitação era frenética uma muvuca que não dava mesmo para acelerar e nem ultrapassar.
Seguimos juntos por uns 3 km, quando pedi que ele fosse mais adiante para que eu ficasse mais tranquila no meu ritmo. Fui até o km 16 no mesmo ritmo, quando então caiu um pouco. Tomei meus gels, comi bananinha etc. A estratégia foi totalmente certa. Pois o ritmo caiu e as vezes precisava caminhar um pouco para retomar a passada e dar aquela respirada profunda e também tomar o gel e a água sem engasgar.
Chegando no km 20 encontrei duas amigas a Neidinha e a Jane que estavam indo na Maratona. Eu estava um pouco cansada naquele momento. ficamos juntas por pouco tempo depois, pedi que fossem adiante. Mas durante todo o tempo as acompanhei com distância de no máximo 100 metros. Ao cruzar a linha de chegada, nem acreditava a emoção era enorme e indescritível. Eu havia sentido dor no meu cisto do km 20 em diante, mas fui bem firme não reclamei, apenas deixei o ritmo cair as vezes a perna dava de querer travar. Aí dava uns 8 passos para relaxar o cisto e voltava a correr. Cruzei a linha com 2:46 minutos. E hoje olhando meu treino de 27 km que fiz a um tempo atras pude ver que fiz em 3:20 com apenas,2 km a mais do que a corrida de hoje. Me senti então recompensada e feliz.
Infelizmente a Yescom deixou faltar o kit com barrinhas e frutas para muitos corredores e eu não peguei, somente mesmo o Gatorade na chegada. Mas, quando a gente está feliz, tudo que reluz é ouro mesmo! nem fiz conta disso.. não queria estragar a alegria!
Peguei o ônibus e fui ao parque, não encontrei mais o Robson, mas quero deixar aqui um agradecimento:

Robson Requena, Deus  te abençõe demais por tudo oque faz a todos com tanto carinho. Sei que voce é uma das melhores pessoas que conheci em redes sociais. Se eu tivesse de criar novamente a comunidade para conhecer voce.. com certeza criaria muitas e muitas vezes. Que Deus te abençõe a voce sua maravilhosa esposa e suas belas filhas! são mesmo uma família lindissima.


Avaliando a corrida
Camiseta: achei linda, e até corri com ela, raras as vezes que corro com a camiseta da prova.
A Medalha: achei pequena podiam aumentar um pouco mais.
Hidratação : perfeita, não faltou água foi tudo ótimo!
Inscrição: ganhei.. uhuuuuu.. fui na faixa pelo concurso do Twitter.
Estacionamento: deixei no estacionamento do parque, cheguei e encontrei meu carro todo pisado por cima do capô e com o vidro quebrado. Doeu até minha alma ver aquilo, mas... vamos levando a vida né!
Clima: saímos com o clima fresco e pegamos calor do meio da corrida pra frente, mas confesso.. não achei tão forte assim pelo horário que terminei.. tava até bom, peguei até umas correntes de vento.


O que aprendi hoje:
Por muito tempo corria, corria, para aumentar a velocidade e kilometragem e ia quase todos os dias da semana. Só me gerou muito cansaço e no dia da prova estava exausta, não rendia nada. Hoje percebi que para o bem do meu corpo e da minha saúde, só 3 treinos por semana são suficientes e vez ou outra farei um longão. Muita gente discute a respeito de tempo, de kilometragem etc. E posso dizer que eu já fiquei treinando feito doida e fiz tempos menores em todas as kilometragens. Mas, chegava detonada, mal do estômago, do intestino e chegava a tremer e suar frio após as corridas longas. Hoje, tenho notado que faço a corrida e chego tranquila, animada e sem nenhum mal estar.

" Corro para ganhar saúde, me divertir e não para ganhar contusão ou provar nada a quem quer que seja." É bom diminuir os tempos mas se para diminuir 5 minutos eu tiver que sofrer.. prefiro chegar atrazada."
Meu foco sempre foi saúde e bem estar físico e mental. Hoje mantenho meu peso de 57:500 e estou bem, tirando claro o meu joelho. Mas, ainda estou com esperança de que com o fortalecimento e repouso e treino mais baixo ele irá melhorar.
Tenho pena de quem vive doido, treinando, treinando e que mesmo tendo tempos ótimos sofre por que não pegou um troféu ou por que não fez o tempo que queria.
Hoje saí com tres tempos na cabeça:
O desejado: 2:40
O esperado : 2:46
O máximo aceitável: 2:50



Fiquei no tempo esperado! saí no lucro sem nem fazer força! cheguei bem, venci o cisto por 5 km de dor. E agora, to aqui, esperando a próxima corrida e a procura dos meus 30 km.
A todos..
Boa noite e bons treinos!!

MINHAS CORRIDAS

1 - Corrida TVB Campinas /SP......................10 km 24/08/2008
2 - Corrida Independencia Campinas /SP.............7 km 07/09/2008
3 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ......6 km 14/09/2008
4 - Volta ao Cristo Poços de Caldas/MG............16 km 25/01/2009
5 - Corrida da Lua Campinas/SP ...................10 km 07/03/2009
6 - Tribuna Fm Santos/SP ..........................10 km 1705/2009
7 - Corrida do Baton Campinas/SP ................. 6 km 24/05/2009
8 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ......6 km 26/07/2009
9 - Corrida Mizuno São Paulo/SP...................16 km 02/08/2009
10 - Corrida Virada esportiva Paulínia/SP ......... 4 km 24/10/2009
11 - Corrida República Campinas/SP ................10 km 15/11/2009
12 - Corrida São Nicolau Piracicaba/SP ............ 8 km 12/12/2009
13 - Corrida São Silvestre São Paulo/SP ...........15 km 31/12/2009
14 - Volta ao Cristo Poços de Caldas/Mg ...........16 km 31/12/2010
15 - Corrida Cross Explore Piracicaba/SP .......... 8 km 27/02/2010
16 - Corrida Renovias Campinas/SP ................. 6 km 07/03/2010
17 - Corrida Wetn Wild Itupeva/SP .................10 km 28/03/2010
18 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ..... 6 km 25/04/2010
19 - Corrida Baton Campinas/SP .................... 6 km 23/05/2010
20 - Corrida Cross Explore Piracicaba /SP ......... 8 km 12/06/2010
21 - Correr e Caminhar Campinas/SP ................ 6 km 27/06/2010
22 - XERRA BRASIL - Indaiatuba/SP.................. 8 km 28/08/2010
23 - Correr e Caminhar Campinas /SP................ 7 km 07/09/2010
24 - Meia Maratona de Praia Grande /SP ........... 21 KM 12/09/2010
25 - Corrida Integração Campinas / SP ............ 10 km 26/09/2010
26 - Corrida Trail Run Kailash Campinas/SP ........ 11 km 17/10/2010
27 - Corrida 3º Corrida Ilumina Piracicaba/SP ....10 km 06/11/2010
28 - 4º Corrida Kailash............................10 km 18/12/2010
29 - São Silvestre Conchal......................... 7 km 31/12/2010
30 - 29º Volta ao Cristo-Poços de Caldas-M.G ......16 km 31/01/2011
31 - Corrida Cross Coutry Explore-Piracicaba SP.... 7 km 12/03/2011
32 - Corrida Wetn Wild Itupeva- S>P................ 5 km 03/04/2011
33 - Mizuno 10 Miles. São Paulo - S.P..............16 km 17/04/2011
34 - Tribuna Fm- Santos - S. P.....................10 km 15/05/2011
35 - Track Field Shopping galeria -Campinas- SP ... 5 km 22/05/2011
36 - Meia Maratona Campinas-S.P..............21km 17/07/2011
37 - Meia Maratona Internacional do Rio ..21 km 21/08/2011
38 - Corrida Explore Cross Country Piracicaba.......8 km 17/09/2011
39 - 28º corrida Integração Campinas -S.P ..........10 km 25/09/2011
40 - Série Delta etapa Quênia Campinas- S.P....... 10 km 27/11/2011
41 - São Silvestre Conchal........................................7 km 31/12/2011.
42 - 30º Volta ao Cristo -Poços de Caldas -MG ......16 km 29/01/2012
43 - Corrida Pelo Planeta - Guarujá - S.P.................8 km 12/02/2012
44 - Meia Maratona Internacional São Paulo - SP ....21 km 04/03/2012
45 - Mini Maratona de Paraty - RJ ............................18 km 25/03/2012
46 - Mini Maratona de Americana- SP.......................10 km 20/05/2012
47 - Corrida e Caminhada Petrobras-Paulínia-SP..... 10 km 27/05/2012
48 - Maratona de São Paulo........................................ 25 km 17/06/2012
49 - Corrida e Caminhada Ecológica-Sumaré-SP ...... 5km 01/07/2012
50 - Meia Maratona Amil Campinas - SP ....................21 km 15/07/2012
51 - Correr e Caminhar - Indaiatuba-SP........................10 km 05/08/2012
52 - Correr e Caminhasr- Campinas - SP........................10 km 19/08/2012
53 - Eco Running - Campinas - SP.................................... 7 km 26/08/2012
54 - Correr e Caminhar - Mogi Mirim- SP.......................10 km 23/09/2012.
55 - Corrida Integração - Campinas - SP..........................10 km 30/09/2012
56 - Eco Friendly - Nova Odessa - SP................................ 6 km 21/10/2012
57 - Corrida Ilumina - Piracicaba - SP................................ 5 km 11/11/2012
58 - CPFL Nigth Run - Campinas - SP............................... 10km 24/11/2012
59 - Corrida SEW - Indaiatuba - SP.................................. 5km 16/12/2012
60 - Volta ao Cristo - Poços de Caldas - MG...................16km 27/01/2013
61 - 28º Tribuna Unilus- Santos- SP................................10km 19/05/2013
62 - XTERRA Sul de Minas-Poços de Caldas. MG......... 10km 08/06/2013
63 - Maratona do Rio - Rio de Janeiro. RJ ....................42 km 07/07/2013
64 - Corrida Gazeta - Piracicaba. SP ............................05 km 18/08/2013
65 - Night Run - Campinas.SP.......................................10 km 14/09/2013
66 - Mountain Do-Campos do Jordão. S.P....................18km 09/11/2013
67 - Correr e caminhar- Jundiaí. S.P............................. 08km 12/01/2014
68 - 32º Volta ao Cristo- Poços de Caldas. M.G........... 16km 26/01/2014
69 - Meia Maratona Campinas- Campinas- SP ........... 10km 23/03/2014
70 - Igaratá 23K - Igaratá - S.P..................................... 23km 30/03/2014
71 - K21 - Águas de Lindóia - S.P.................................23km 17/05/2014
72 - Petrobrás - Paulínia - S.P........................................ 05km 25/05/2014
73 - Explore - Piracicaba - S.P................................... 14km 26/07/2014
74 - K21 Campos do Jordão- S.P............................... 21km 11/10/2014
75 - Igaratá 23k -Igaratá - S.P.................................23km 29/03/2015
76 - Rotary Day - Piracicaba -S.P.............................5 km 26/04/2015
77 - Corrida 110 anos - Nova Odessa - S.P..............5 km 31/05/2015
78 - Corrida da Fogueira- Poços de Caldas-M.G .... 5km
04/07/2015
79 - Corrida Explore - Piracicaba- S.P .................... 7 km 19/07/2015
80 - Eco Running - Campinas - S.P ..........................7 km 23/08/2015
81 - Locomotiva RAce- Piracicaba- S.P.................... 6km 27/09/2015
82 - Meia Maratona Arraso- Piracicaba- S.P...........21km
13/12/2015
83 - Explore - São Pedro - S.P .................................10km 13/03/2015
84 - Tri REx Evolution- Brotas- S.P.........................10km 16/04/2016
85 - Tivoli Shopping- St. BarbaraOeste-S.P............. 5km 16/05/2016
86 - Corrida Sou +1 - Paulínia- S.P ..........................10km 21/05/2016
87 - Hopi Hari Fun and Run- Vinhedo-S.P.............. 6km 05/06/2016
88 - Corrida Explore - Piracicaba- S.P .....................21km 07/08/2016
89 - Corrida do Batom - Sorocaba-SP ...................... 05km 12/03/2017
90 - Corrida Oba - Campinas- S.P......................... 08km
02/04/2017
91 - Maratona de revezamento-Campinas S.P....... 21km 16/07/2017
92 - Calegaris Run - Paulínia- S.P .......................... 6km 30/07/2017

corridaTVB - Campinas

corridaTVB - Campinas