Estive presente em Poços de Caldas MG neste último final de semana para participar nos 10 km do XTerra Night Run. Cheguei na sexta, e logo assim que abriu o local da retirada dos kits eu já estava lá presente. Um kit simples, contendo somente o necessário mesmo, nada fora do comum. Camiseta, Chip, Número de peito e a lanterna. Mesmo porque era só o necessário para passar pela prova. Peguei o kit básico mas mesmo assim.. estava muito bom
No dia seguinte no sábado fui assistir a saída do Duathlon. Encontrei poucos amigos na verdade apenas 2. havia no local alguns stands que vendiam produtos esportivos. E na saída da corrida de 4 km foi mesmo pura energia e isto o XTerra faz muito bem. foi espetacular.
A noite cheguei uma hora mais cedo para a retirada do chip. Tirei algumas fotos e fui então para a área da largada até um tanto atrasada, sem Garmin para controlar o ritmo e até para provar o percurso. Mas, nada disso me tirou a animação. Fiquei entre os últimos na saída ( um erro de estratégia) como sempre tentei sair e acompanhar o Vita que foi comigo. Mas, logo nos primeiros metros vi que o ritmo dele era baixo demais e segui sozinha.
Desde a saída foram subidas e mais subidas, teve a descida da Av. Champanhah, mas não aliviou muito não. As coxas ali já estavam duras e o corpo frio pela falta de aquecimento e pelo temperatura natural da cidade de serra. O começo foi mesmo difícil de pegar ritmo. Mas, foi na subida mais brava que eu vi que iria bem. Passei muitos que me passaram lá em baixo apenas com largas passadas mesmo caminhando e quem conhece aquelas subidas sabe como é quase impossível para um simples mortal subir ali correndo. Então onde dava eu corria onde não dava eu andava a passos largos e rápidos sempre firme. Ao pegar a estrada de terra o meu ritmo não caiu, me mantive sempre em ritmo forte mesmo com a panturrilha fervendo não arriei a bateria. Aquele pedaço eu conheço muito bem durante o dia mas foi a noite que me surpreendeu.
A paisagem foi totalmente maravilhosa, olhar para o céu totalmente limpo e estrelado eu já sentia falta de ver aquele céu viu.Confesso que fiquei maravilhada o frio e a dificuldade ali pouco me importavam.
Segui tranquila, mas em ritmo forte até a chegada da trilha.Naquele ponto eu já estava correndo e muito, totalmente acelerada entre correndo na trilha um barranco de mata fechada, ao que se vai penetrando por dentro da mata mais e mais ia dificultando. Raízes enormes, galhos, troncos caídos e folhas que tornavam o chão escorregadio. Percebi então como foi técnica para passar por aquele local, foi necessário jogo de cintura e muito alongamento. Ao atravessar o tronco mais grosso minhas curtas pernas não deram conta, precisei me sentar nele pra ultrapassar a barreira, ao tirar a perna caí no chão, ao levantar bati a cabeça num galho grosso da árvore, mas nada de perigoso, é normal em provas de trilha a gente ter umas topadas como opercurso. Havia também uma pequena ponte para atravessar, e junto a ela um staf de apoio direcionando os corredores. Enfim, mesmo assim estava na maior alegria e isto para mim foi o de menos. Naquele local lembrava do Vita e vi que ele não tinha a mínima condição física de estar numa trilha daquelas. Fiquei com medo dele cair no precipício. O tenis dele estava totalmente desgastado, ele sem treino nenhum com certeza não daria conta. Minha conciência pesou em te-lo abandonado logo na saída. segui pela trilha preocupada. Acelerei mais ainda para terminar logo.
Estava toda feliz mesmo tendo saído entre os último por que não me posicionei direito o meu corpo pedia mais e mais. Passamos ao lado da maternidade, descemos a rua e logo estavamos na praça, cruzei a linha fazendo o "X" símbolo do XTerra. Concretizando então um sonho de infância de correr na trilha do Recanto Japones.
Fiquei lá em baixo esperando o Vita descer, quando vi que ele não chegava fui atrás dele novamente. Subi mais 1.500 até o hospital quando vi a ambulância descendo me disseram que não havia mais ninguém na trilha e que ele só poderia estar na ambulância. Então... desci mais 1.500 metros até a praça e vi ele lá dentro. Fiquei tranquila pelo menos ele não havia se perdido ou se machucado na trilha.
Avaliação particular de desempenho:
Eu estava totalmente consciente do percurso, pois já morei lá e conhecia o outro lado da trilha. Escolhi um tênis próprio para a trilha, treinei pesado as articulações na A 2 Academia, e tecnicamente com a Tempo Run Assessoria Esportiva. Fui preparada mas errei quanto a me posicionar na saída. Saldo positivo!mais uma corrida no estilo que eu mais gosto, trilha, montanha, escuridão e dificuldades mil.
Observação:
Para quem não sabe, a luz da cabeça tem que estar na cor branca para clarear o caminho que você está correndo. Se você mudar a cor para o vermelho, está sinalizando para a organização que precisa de ajuda. O vermelho é a cor de emergência OK.
Quando o encontrei ele disse que optou por não subir a serra. Sabia que não estava preparado e também estava com um tênis muito fraco pra trilha. Confesso que fiquei feliz em ver que ele tomou a melhor decisão e voltou inteiro e tranquilo.
Quanto a mim.. me inscrevi numa corrida de 10 Km, a corrida teve um pouco mais por motivo de segurança do atleta 11km e eu ainda fiz mais 3 km pra buscar o Vita. Então.. fiz 14 km no sábado a noite... legal né!?!? kkkkkkk
Conclusão:
XTerra Sul de Minas, é lindo gostei é maravilhoso mesmo. Para os apaixonados por provas em trilha é um prato cheio, super indicado para ter um contato com a natureza e testar seus limites.
Graças a Deus é meu caso sou mesmo muito boa em trilha e não vi dificuldade.
Agradeço ao Vita meu companheirão, meu maior incentivador, meu ícone de alegria, meu tudo!
A prova mais bonita que já fui, viajei na paisagem, na animação e estou aguardando a próxima prova neste lugar para com certeza estar novamente nela.
XTERRA... SHOWWWW DE PROVA!
Tempo : 1 : 22 : 45
Classificação geral : 28º no geral com 75 mulheres
Classificação Categoria : 4º lugar.
Detonei! kkkkkkkk
Boa semana a todos!
A todos uma boa semana de treino!
Parabéns Myla Vitacchi por ter superado mais um desafio, sei como era importante pra você ter participado dessa corrida em sua cidade natal...feliz por vc!
ResponderExcluirObrigada querida Claudia. Realmente foi espetacular e da forma que eu sempre quis com muita dificuldade mas exuberante e ÚNICA.
ExcluirBeijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
Parabéns! É uma evento que talvez nunca esteja a meu alcance.
ExcluirSeguindo seu blog, e vou adicioná-lo às "referências em corridas de rua" na página do meu.
P.S. Caso não comente mais aqui, é por causa das benditas palavrinhas para provar q não sou robô, rssssss!
Daniel Com certeza este evento está ao seu alcance. Se for por valores te garanto que o preço é muito bom.
ExcluirAgora se for por tipo de prova, basta treinar e com certeza consegue. Quanto a voce adicionar o meu blog, fico muito feliz e honrada valeu!.
Agora quanto a configuração para deixar comentário, nunca ninguém me disse que tinha isto no meu blog, realmente é chato vou verificar nas configurações e se possível farei a alteração.
Obrigado pelo comentário.
Bons treinos!!