Boa tarde amigos,
Tudo bem com vocês? espero que sim.
Bem, estive notando a verdadeira invasão que está tendo de corredores iniciantes em provas antes ditas como Cross Country hoje elas estão ficando cada dia mais técnicas com subidas, barrancos e montanhas
e como participei de muitas e ainda participo. Tive vontade ter um papo com todos, não que eu seja uma autoridade no assunto ou sequer tenha muitos pódiuns.. não. Eu só tenho dois um na K21 e outro na Explore 14 km. Os outros pódiuns que tenho são na categoria,un 12 mas o objetivo é participar..um dia ou outro dou sorte.
Porém, participei de muitas provas neste estilo e são as que eu gosto.
Segue comparações:
PROVAS DE ASFALTO
-Tênis : comuns, com amortecimento destes encontrados facilmente nas lojas tipo Mizuno, Asics etc.
- Vestimenta: Geralmente shorts, camisetas leves e uma meia comum. da mesma forma sempre facilmente encontrado nas lojas.
- Suplementos: Alguns usam gel em provas acima de 10 km e também o tão útil BCAA
- Boné: Sim, usar boné em provas e um óculos de proteção para raios solares e claro o protetor solar isto é de comum.
- Treinamento : Fartleck, tiros, educativos, treinos progressivos etc que todo corredor de asfalto costuma fazer. Variando o percurso e o km segundo a prova que for foco para o treino.
PROVAS DE MONTANHA E TRILHA
- Tênis: solado tem que ser próprio para não derrapar nas pedras do caminho, e nem escorregar na lama que muitas provas tem também. Sem contar que é até bom que seja impermeável. Amortecimento dele costuma ser diferente não é tão mole como os tenis de asfalto é mais rígido. Tipo Salomon e outros.
- Vestimenta: Se a prova for em meio a mata é recomendável o uso de calças, pois elas protegem mais as pernas de espinhos e ajustam perfeitamente ao corpo, mas alguns usam roupas comuns como shorts.
- Suplementos: Geralmente os mesmos das provas de asfalto, o que diferencia é que na trilha costuma-se levar mochila de hidratação dependendo da distância a ser percorrida, e também é bom levar um celular e use a prova for noturna também o uso de lanternas frontais, por questões de segurança.
- Boné: pode ser e também pode-se usar viseira não difere em nada das provas comuns.
- Treinamento: Muita musculação para fortalecendo do abdômen e a parte dorsal Treinos e mais treinos em terrenos acidentados para acostumar o corpo com o sacolejar que estes terrenos fazem.
Dicas:
Não tem como fugir se você vai para provas assim, comece com as pequenas quilometragens. Prepare seu corpo e deixe-o forte. O ritmo cai vertiginosamente por conta da dificuldade do percurso.
Comparando minha participação na K21 corrida forte que fui duas vezes demorei 1 hora pra fazer 5 km ao passo que no asfalto em 1 hora faço 10km, sou lenta mas resistente. Nas descidas é o certo não inclinar o corpo para frente e sim para trás, pois se você cair cai sentado e não de cara no chão.
Nas descidas muito inclinadas ou com excesso de pedras é recomendado andar com cuidado. Aqueles que estão iniciando podem pegar embalo e assim ter alguma queda. Então, se você ainda não está muito acostumado, participe em kms menores e treine focado na prova que deseja ir. Procure se manter próximo a um grupo, em que voce tenha a visão de pelo menos um corredor e que seja visto por pelo menos um corredor.
As provas tem uma beleza sem par, mas também não devemos acreditar na organiazação, no nosso corpo se não estiver preparado e nem mesmo em nosso equipamento.
Check tudo antes de partir para uma prova deste tipo, seu corpo é insubstituível esteja em dia com o atestado médico e com seu treinamento.
Eu estou me preparando para uma prova que nunca fui, serão meses de preparação mas foco é nela as outras serão treino.
Boa sorte a todos e bons treinos!
E lembre-se:
" NUNCA SUBSTIME A MONTANHA!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário