Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Tentar não é o bastante, tem que insistir

Bom dia leitores, blogueiros e corredores que acompanham e vem aqui na minha casinha me visitar.
Hoje eu estava pensando e de vez em quando viajo em meus pensamentos e isso aconteceu denovo. Me lembrei então que estou perto de completar minha corrida de número 50. Voltei o tempo atrás e me recordei oque passei no final do  ano de 2005 com meu problema de saúde, os meses de desespero e desengano médico, quantas lágrimas chorei, quanto dinheiro gastamos, quanto apoio tive do meu esposo e como foi difícil ficar 9 meses com dores e sem conseguir andar e chegando próximo ao mais extremo que um ser humano pode chegar, pensando em dar um cabo em minha própria vida. A dor de perder minha melhor amiga a saudade dela e enfim, estar durante tanto tempo sem noção do que fazer, desmotivada.
O quanto foi difícil os primeiros passos e principalmente começar a praticar um exercício físico e até chegar ao extremo de amar a corrida como amo hoje. Comecei a me lembrar que ainda vou fazer em agosto 4 anos correndo.Mas, passei alguns meses antes praticando e treinando na rua até decidir ir para uma competição. De lá pra cá melhorei muito em todos os sentidos, física, emocionalmente, e mentalmente. Minha vida mudou tanto, mas tanto... que eu resolvi até mudar meu nome. "Afinal, olhando para trás no momento em que minha amiga morreu, parte de mim morreu com ela". Então, quando comecei a correr e frequentar redes sociais. Assumi o apelido de infância Myla e junto coloquei o sobrenome do meu esposo austriáco Vitacchi. Enfim, realmente a corrida fez com que eu nascesse novamente para vida. Mas, não aquela que eu conhecia e sim uma outra. Meus gostos de roupas mudaram, minhas amizades mudaram, minha alimentação e até mesmo gostos musicais. Porém, uma coisa em mim permanece a mesma e diga-se de passagem aumentou muito e isso é minha fé. Continuo acreditando que se não fosse por Deus eu jamais seria hoje quem sou ele me apresentou esse mundo novo que hoje só me dá prazer.
Eu não sou do tipo de pessoa que olha para tras pra sofrer novamente, olho sempre para tras para jamais esquecer onde eu estive e oque tive que passar para estar fazendo oque faço hoje. Correr para mim é uma questão de sobrevivência, prazer, distração, determinação, teimosia e vontade de desbravar o desconhecido. Cada treino eu trago uma nova história, cada corrida faço um novo amigo com uma história diferente que levo comigo. As vezes uma simples frase que alguém me fala e eu lembro em um momento de dificuldade pode me dar mais ânimo para continuar.
Por isso digo aos que estão começando agora que: Tentar correr não é o suficiente, voce tem que insistir. Pois todo o inicio é complicado!
No começo sentia dores para poucos kilometros e quando parava de sentir aumentava a kilometragem aos poucos. Até estar hoje fazendo quase 30 km e sem dor. Vejo o Vita me acompanhando e já picado pelo bichinho da corrida treina direitinho sem eu falar nada ele sai sozinho as vezes treina e volta satisfeito. Por mais que a gente não se importe muito com colocações, é bom sim ver o nome da gente subindo na listagem para quem ficava entre os últimos no começo ver o nome mais acima é uma recompensa agradável.
"Se voce tem realmente vontade, tente, tente e tente e se não conseguir... tente novamente. Pois não é quem tenta que consegue, mas aquele que insiste tentando". Adaptar-se com horários e o seu novo corpo é um desafio pois ele vai mudar aos poucos e voce vai gostar da mudança. Mas, tudo que requer uma transformação também sofre quando tem que se aparar alguns defeitos. Vai doer o corpo no começo, vai ser cansativo, exaustivo mas quando voce começar a sentir o prazer desse novo mundo. Aí sim voce se sentirá um diamante que foi lapidado por treinos e treinos a fio e hoje brilha mesmo que sozinho nas ruas de seu bairro ou sua cidade e muitos olharão para voce e dirão que voce é uma raridade hoje em dia.
Deixe-se nascer novamente mesmo que por um pouco de sofrimento, ressurgir das cinzas te faz mais forte e muito mais valoroso.
Bons treinos a todos voces, diamantes, esmeraldas ...enfim...pérolas de amigos corredores que Deus me deu para poder chamar a muitos de irmãos!

4 comentários:

  1. Olá Myla
    Gosto muito de ler o seu blo pois me vejo em muitas postagens.
    E esse em especial é um retrato da vida do ser humano. Sempre há uma desculpa para não fazer o que é necessário. As pessoas esquecem que a decisão é particular e quando tomada pra valer nada tem poder para nos impedir.

    Desejo muito mais a você!
    Fica na paz de Deus.

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luiz quando a gente realmente quer tem que insistir mesmo. Se a gente parar nas primeiras dificuldades nunca colherá os frutos que a corrida pode nos oferecer.
      Obrigado pelo comentário!
      fica com Deus!

      Excluir
  2. Olá Myla!
    Gostei muito do seu post. Acho que é isso que me atrai tanto na corrida, saber que ela depende exclusivamente de mim e do quanto me dedico a ela. É sempre um desafio, seja nos treinos ou nas provas. Além disso mudou a minha forma de encarar os desafios do cotidiano, consigo enfrentar tudo com muito mais garra e disposição.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda Alessandra
    pois é querida, a gente aprende muito com a corrida, o tempo que nos dedicamos, insistimos e também treinamos sozinhos. A gente pára para pensar em tanta coisa e acaba até mesmo aprendendo a lidar melhor com outras áreas de nossa vida não é mesmo!?
    abraço pra voce e obrigado pelo comentário.
    beijuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir