Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Moldando o espírito de um atleta

Boa noite amigos,

Hoje correndo na esteira da academia, percebi a quantidade de coisas que tiram nossa atenção em um espaço fechado. Daí pensei, e em um espaço aberto com tanta gente correndo ao nosso lado e uma kilometragem maior e outro local e tudo.
Todos sabem que no começo que eu estava tentando a meia maratona. Tive problemas para me adaptar psicológicamente a kilometragem.  Nosso pensamento não pára um só minuto não pára nem mesmo quando estamos dormindo pois sonhamos. Amigos,  depois da meia maratona de Campinas percebi o valor que tem o auto controle psicológico em uma corrida, principalmente em uma corrida de longa distância.
Sabemos que cada km tem um peso para o atleta, preparado ou não contamos km a km o final da corrida. Alguns por se preocuparem com o tempo e outros por se preocuparem com a resposta que estão tendo de seu próprio corpo. costumo dizer que o km 17 é o paredão, é como o km 30 para os Maratonistas. ali a gente sente um pouco mais. Porém, isso acontece na prova toda, km a km é sempre uma luta, eu costumo me programar em questão a gels, hidratação e até o meu guaraná. pois assim não penso em kilometragens grandes e sim nas menores. Tem dado certo até hoje mesmo assim começo toda corrida com uma oração, e quando a corrida é grande maior é a oração que faço.

Cada vez que tenho uma dessas para ir tento me preparar, para não ir no ritmo dos outros atletas. E também, para não me deixar influenciar por aqueles que passam ao nosso lado com boas intenções mas nos dizem para acelerar. Vou no meu ritmo e como todos sabem eu sofro no começo mesmo, não foco tempo nas longas distâncias e sim o conforto de meu corpo. Fico sem treinar dois dias antes para deixar o corpo totalmente descansado e só no dia da corrida é que fico doida pra correr afinal, o corpo tá pedindo. Então, vou de boa no começo e depois do km 10 é que me sinto confortável.
Estou perto de mais um desafio e com certeza vou aprender mais com ele. Mas, mais do que aprender com ele, aprenderei comigo mesma a controlar a ansiedade que me faz vítima em muitas corridas. Hoje, creio que com a maturidade dos muitos treinos longos me farão ir bonitinho até o final sem estress. E quem sabe mais pra frente se for a vontade de Deus eu consiga terminar uma maratona. Mas antes de saber se é a vontade dele eu tenho que ter certeza que é a minha rsrsr.
E assim seguimos a vida de atleta, satisfeito por cada conquista, cada treino, cada experiência que nos enche de orgulho de dizer: NÃO SOU SEDENTÁRIO..  Sou atleta!

Boa noite a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário