quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Medos, quem não tem um

Boa noite amigos,
Sei que ontem mesmo fiz uma postagem mas, quando vem a inspiração preciso escrever e colocar no blog. Veio a mim nesse momento o seguinte assunto "medo". Confesso que eu sou uma pessoa que não tem muitos medos na vida, digo que são apenas sensações ruins. Mas levando para o lado da corrida eu confesso que eu tenho uma "cisma". Se hoje aparecer uma corrida de montanha, a noite, em trilha e de 30 km confesso que ficarei pulando de alegria morrendo de vontade que chegue logo a hora de participar. Mas, quando tenho uma corrida de 10 km pela frente, por incrível que pareça tenho uma sensação desconfortável que para muitos pode ser traduzida por medo mesmo.
Não pela kilometragem em si, pois corro tranquilamente muito mais do que isso aliás até 3 vezes mais. Porém oque acontece comigo nos 10 km é algo meio estranho. É que eu sempre lutei para baixar de uma hora e só consegui fazer isso em uma corrida. E pior, o tempo foi dado pelo meu garmin mas na organização ainda fiquei com 1 hora. A questão do ritmo para mim nos 10 km é algo que ainda não consigo dominar. Faço muito bem os 5km, ou qualquer outra kilometragem até estou aqui morrendo de vontade de começar os treinos para os 42 km. Mas, a cisma que tenho é que em todas as corridas sempre abaixo meu tempo e fico feliz. Como no caso da última meia maratona de Campínas que ano passado fiz em 2:11 esse ano fiz em 2:10 mesmo sendo apenas 1 minuto já estou tranquila. Mas, nos 10 km na maioria das corridas faço em 1:03 ou 1:02 e isso tem gerado em mim uma certa frustração. E sei que por isso passei a não gostar mais dessa kilometragem. Prefiro muito mais correr 21 km do que correr 10km, e é nessa hora que vem em mim todos os outros medos que já tive. Como por exemplo voar de avião, coisa simples pra muitos mas eu chegava a sonhar que estava caindo etc. Mas, precisei fazer isso quando tive a oportunidade de ir para o Rio de Janeiro enfrentei e consegui não só vencer como também peguei até gosto nisso.
Não tenho medo do desconhecido, não tenho medo da dificuldade e nem da dor só mesmo desses 10 km. E me desculpem aqueles que posam de heróis indestrutíveis e que falam que não sentem dor ou que não tem medo de nada. Pois eu falo abertamente que tenho sim,  meus medos sinto dores, cansaço e tem dias em que não quero ir treinar. Mas, to aqui firme e forte e planejando corridas.
Uma vez me disseram que para voce vencer um medo, voce tem que primeiramente assumi-lo como tal. Já fiz muitas corridas de 10 km e estou indo agora e tomei isso por obrigação. Preciso, quero e pra mim será uma vitória abaixar meu tempo. Sei que troféu não conseguirei, mas mesmo assim só de conseguir baixar meu tempo na única kilometragem que até hoje pra mim é difícil. Já será por si só uma vitória. E como eu disse se não for na próxima será na outra, na outra, ou na outra.. etc.. pois quem não enfrenta seus medos jamais irá supera-los.
Coisa simples para muitos mas, mesmo tendo 4 anos de corrida. Tenho poucas competições em comparação aos meus amigos. E digo mais, estou progredindo a cada dia!
Espero que todos voces meus amigos consigam admitir não abertamente como eu fiz. Mas para si mesmo seus próprios medos e enfrent-alos pois como sempre digo: Não basta tentar, voce tem que insistir!
A todos ... boa noite! rsrsrs

9 comentários:

  1. Myla,creio que eu não sou a melhor pessoa para aconselhar sobre provas,porque minha filosofia e que ela tem que ser "divertida" referente ao tempo ou a melhor km,vai de cada um.
    Gosto MUITO mais dos 21km do que correr 10km desde que comecei a correr em 2006 nunca me preocupei em fazer tempos.

    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, também tenho o mesmo pensamento que voce em querer que seja divertida etc. E também prefiro as corridas longas mas é mesmo algo pessoal meu sabe. Uma cisma que tenho que tirar e enfrentar pois a competição é íntima comigo mesma sei que nã pegarei troféu e nem é por isso que quero abaixar o tempo. Mas, por que sei que posso fazer melhor e faço nos treinos por que não faria na competição né.
      Vamos levando e ver oque dá. beijuuuuu e obrigado pelo comentário.
      bons treinos linda moça!

      Excluir
  2. insistir, tentar, insistir... treinar!
    Myla, você vai conseguir, sim!
    foca nos treinos... faz um bom treinamento com esse objetivo, e em breve você conquista sua meta:)

    tô na torcida!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu tenho que aprender a gostar e achar o ritmo para os 10 km pois tenho o ritmo constante nas provas longas e por isso sofro menos. mas nas provas de 10 km eu fico sem saber se saio mais forte ou se mais calma e desenvolvo aos poucos.
      Ainda sou muito inesperiente nos 10 km. Valeu a dica moça.. insistir e tentar e treinar né!
      beijuuuuuuuu e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Querida corredora!
    Na minha vida de corredor ja fiz varias vezes 10km abaixo de 1h,mas depois que completei 50 anos botei na cabeça que correr menos é corre mais, diminui o ritmo e tenho corrido os 10km em 1h, 1h02 e tenho gostado muito, pois passei a curtir mais a prova e chegar inteiro, sorrindo,feliz.
    Hoje os 10km pra mim tambem não é mais prioridade pois prefiro as 10 milhas ou os 21km e tambem ja estou pensando em treinar para minha primeira maratona. Agora se pra voce correr os 10km abaixo de 1h é um objetivo, não tenha medo,insista, treine,treine até consegui. Bons treinos e um forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido amigo corredor. pena que não deixou seu nome.
      Olha, eu tenho isso comigo como uma barreira, um desafio. Pois ainda não tenho ritmo nesse km e sei que consigo fazer melhor pois faço nos treinos. Por muito tempo eu cheguei até a falar que nunca mais correria os 10 km de raiva de não melhorar meu tempo nesse km. Já que em todas as kilomentragens eu venho diminuindo e nas provas de 10 continuo estacionada. O dia que eu baixar o tempo e me manter nele como faço nas outras me sentirei mais confortável. O bom mesmo são as provas longas onde eu já sei meu ritmo e sigo nele constante e me sinto bem. Mas, vamos que vamos procurando identificar os medos e encara-los sem medo de errar ou não vencer. oque importa é ter coragem de tentar. A voce eu digo! meus parabéns continue sempre focado assim e nas corridas bons treinos amigo! e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Myla,
    Como você já concluiu uma meia em 2h10, preciso lhe dizer que você está a 10 segundos de vencer este desafio. Eu explico. Seu pace na meia foi de 6'10" e para vencer os 10 Km você precisa correr na casa de 6 minutos por quilômetro. Teoricamente você tem fôlego e força para isso. Seu desafio é praticar este ritmo nos treinos.
    Há tempos curto seu blog e suas vitórias. Inclusive no Rio (apesar da minha vergonha na época para vumprimentá-la).
    Os intervalados são ótimos para ganhar velocidade e treinar ritmo. Acredite.
    Boas passadas
    André
    http://andreeotenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo Andre,
    O que voce me disse foi mesmo de alto valor pra mim, E pra falar a verdade já fiz os 21 km do rio em 2:09 portanto um minuto a menos. Sabe, quando voce tem aquela sensação gritando dentro de voce te dizendo que voce pode ir muito melhor do que foi? eu tenho ela em mim. E por conta de minha inesperiência e também um tanto de insegurança quanto ao Cisto eu não forço muito. Quero mudar isso em mim, pois eu sei que posso melhorar e muito ainda. Obrigado por voce ter me dito isso pois eu não tinha noção mas olhando por esse ângulo voce tem mesmo razão.
    Quanto a não me cumprimentar lá no Rio de Janeiro já errou feio hein. Pois sou uma pessoa que gosta muito de fazer amigos e também sou muito simples como pode perceber. Espero que na próxima oportunidade não deixe passar hein.. senão! vou ficar brabaaaa uai! rsrsrs um grande abraço e bons treinos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myla,
      Apesar de ter sido acidental a descoberta da corrida como esporte, resolvi ler tudo sobre o assunto para saber no que eu estava me metendo. Aprendi muito com a leitura da Runners e da O2 e hoje ainda sou assinante da Runners. Uma das mais importantes decisões que tomei foi me tornar fiel as planilhas de treino. Como eu não tinha condições de ter um treinador, resolvi fazer uso das planilhas do site da Runners. Apesar de cunho generalista, elas nunca me deixaram na mão. São dois anos e meio sempre com um treino planejado.
      O site da O2 também tem das suas. Veja is links interessantes que listei na outra aba. A partir deles você alcançará boas planilhas de treino.
      Sonho com minha primeira maratona, mas ainda não tenho tempo para treinar o suficiente. Talvez eu tenha disposição para realizar uma prova menos de 5 horas, mas acho muito tempo de prova.
      Prometo ser mais educado quando você não tiver tanta gente tirando foto sua :-)
      Boas passadas
      André
      http://andreeotenis.blogspot.com

      Excluir

MINHAS CORRIDAS

1 - Corrida TVB Campinas /SP......................10 km 24/08/2008
2 - Corrida Independencia Campinas /SP.............7 km 07/09/2008
3 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ......6 km 14/09/2008
4 - Volta ao Cristo Poços de Caldas/MG............16 km 25/01/2009
5 - Corrida da Lua Campinas/SP ...................10 km 07/03/2009
6 - Tribuna Fm Santos/SP ..........................10 km 1705/2009
7 - Corrida do Baton Campinas/SP ................. 6 km 24/05/2009
8 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ......6 km 26/07/2009
9 - Corrida Mizuno São Paulo/SP...................16 km 02/08/2009
10 - Corrida Virada esportiva Paulínia/SP ......... 4 km 24/10/2009
11 - Corrida República Campinas/SP ................10 km 15/11/2009
12 - Corrida São Nicolau Piracicaba/SP ............ 8 km 12/12/2009
13 - Corrida São Silvestre São Paulo/SP ...........15 km 31/12/2009
14 - Volta ao Cristo Poços de Caldas/Mg ...........16 km 31/12/2010
15 - Corrida Cross Explore Piracicaba/SP .......... 8 km 27/02/2010
16 - Corrida Renovias Campinas/SP ................. 6 km 07/03/2010
17 - Corrida Wetn Wild Itupeva/SP .................10 km 28/03/2010
18 - Corrida Longevidade Bradesco Campinas/SP ..... 6 km 25/04/2010
19 - Corrida Baton Campinas/SP .................... 6 km 23/05/2010
20 - Corrida Cross Explore Piracicaba /SP ......... 8 km 12/06/2010
21 - Correr e Caminhar Campinas/SP ................ 6 km 27/06/2010
22 - XERRA BRASIL - Indaiatuba/SP.................. 8 km 28/08/2010
23 - Correr e Caminhar Campinas /SP................ 7 km 07/09/2010
24 - Meia Maratona de Praia Grande /SP ........... 21 KM 12/09/2010
25 - Corrida Integração Campinas / SP ............ 10 km 26/09/2010
26 - Corrida Trail Run Kailash Campinas/SP ........ 11 km 17/10/2010
27 - Corrida 3º Corrida Ilumina Piracicaba/SP ....10 km 06/11/2010
28 - 4º Corrida Kailash............................10 km 18/12/2010
29 - São Silvestre Conchal......................... 7 km 31/12/2010
30 - 29º Volta ao Cristo-Poços de Caldas-M.G ......16 km 31/01/2011
31 - Corrida Cross Coutry Explore-Piracicaba SP.... 7 km 12/03/2011
32 - Corrida Wetn Wild Itupeva- S>P................ 5 km 03/04/2011
33 - Mizuno 10 Miles. São Paulo - S.P..............16 km 17/04/2011
34 - Tribuna Fm- Santos - S. P.....................10 km 15/05/2011
35 - Track Field Shopping galeria -Campinas- SP ... 5 km 22/05/2011
36 - Meia Maratona Campinas-S.P..............21km 17/07/2011
37 - Meia Maratona Internacional do Rio ..21 km 21/08/2011
38 - Corrida Explore Cross Country Piracicaba.......8 km 17/09/2011
39 - 28º corrida Integração Campinas -S.P ..........10 km 25/09/2011
40 - Série Delta etapa Quênia Campinas- S.P....... 10 km 27/11/2011
41 - São Silvestre Conchal........................................7 km 31/12/2011.
42 - 30º Volta ao Cristo -Poços de Caldas -MG ......16 km 29/01/2012
43 - Corrida Pelo Planeta - Guarujá - S.P.................8 km 12/02/2012
44 - Meia Maratona Internacional São Paulo - SP ....21 km 04/03/2012
45 - Mini Maratona de Paraty - RJ ............................18 km 25/03/2012
46 - Mini Maratona de Americana- SP.......................10 km 20/05/2012
47 - Corrida e Caminhada Petrobras-Paulínia-SP..... 10 km 27/05/2012
48 - Maratona de São Paulo........................................ 25 km 17/06/2012
49 - Corrida e Caminhada Ecológica-Sumaré-SP ...... 5km 01/07/2012
50 - Meia Maratona Amil Campinas - SP ....................21 km 15/07/2012
51 - Correr e Caminhar - Indaiatuba-SP........................10 km 05/08/2012
52 - Correr e Caminhasr- Campinas - SP........................10 km 19/08/2012
53 - Eco Running - Campinas - SP.................................... 7 km 26/08/2012
54 - Correr e Caminhar - Mogi Mirim- SP.......................10 km 23/09/2012.
55 - Corrida Integração - Campinas - SP..........................10 km 30/09/2012
56 - Eco Friendly - Nova Odessa - SP................................ 6 km 21/10/2012
57 - Corrida Ilumina - Piracicaba - SP................................ 5 km 11/11/2012
58 - CPFL Nigth Run - Campinas - SP............................... 10km 24/11/2012
59 - Corrida SEW - Indaiatuba - SP.................................. 5km 16/12/2012
60 - Volta ao Cristo - Poços de Caldas - MG...................16km 27/01/2013
61 - 28º Tribuna Unilus- Santos- SP................................10km 19/05/2013
62 - XTERRA Sul de Minas-Poços de Caldas. MG......... 10km 08/06/2013
63 - Maratona do Rio - Rio de Janeiro. RJ ....................42 km 07/07/2013
64 - Corrida Gazeta - Piracicaba. SP ............................05 km 18/08/2013
65 - Night Run - Campinas.SP.......................................10 km 14/09/2013
66 - Mountain Do-Campos do Jordão. S.P....................18km 09/11/2013
67 - Correr e caminhar- Jundiaí. S.P............................. 08km 12/01/2014
68 - 32º Volta ao Cristo- Poços de Caldas. M.G........... 16km 26/01/2014
69 - Meia Maratona Campinas- Campinas- SP ........... 10km 23/03/2014
70 - Igaratá 23K - Igaratá - S.P..................................... 23km 30/03/2014
71 - K21 - Águas de Lindóia - S.P.................................23km 17/05/2014
72 - Petrobrás - Paulínia - S.P........................................ 05km 25/05/2014
73 - Explore - Piracicaba - S.P................................... 14km 26/07/2014
74 - K21 Campos do Jordão- S.P............................... 21km 11/10/2014
75 - Igaratá 23k -Igaratá - S.P.................................23km 29/03/2015
76 - Rotary Day - Piracicaba -S.P.............................5 km 26/04/2015
77 - Corrida 110 anos - Nova Odessa - S.P..............5 km 31/05/2015
78 - Corrida da Fogueira- Poços de Caldas-M.G .... 5km
04/07/2015
79 - Corrida Explore - Piracicaba- S.P .................... 7 km 19/07/2015
80 - Eco Running - Campinas - S.P ..........................7 km 23/08/2015
81 - Locomotiva RAce- Piracicaba- S.P.................... 6km 27/09/2015
82 - Meia Maratona Arraso- Piracicaba- S.P...........21km
13/12/2015
83 - Explore - São Pedro - S.P .................................10km 13/03/2015
84 - Tri REx Evolution- Brotas- S.P.........................10km 16/04/2016
85 - Tivoli Shopping- St. BarbaraOeste-S.P............. 5km 16/05/2016
86 - Corrida Sou +1 - Paulínia- S.P ..........................10km 21/05/2016
87 - Hopi Hari Fun and Run- Vinhedo-S.P.............. 6km 05/06/2016
88 - Corrida Explore - Piracicaba- S.P .....................21km 07/08/2016
89 - Corrida do Batom - Sorocaba-SP ...................... 05km 12/03/2017
90 - Corrida Oba - Campinas- S.P......................... 08km
02/04/2017
91 - Maratona de revezamento-Campinas S.P....... 21km 16/07/2017
92 - Calegaris Run - Paulínia- S.P .......................... 6km 30/07/2017

corridaTVB - Campinas

corridaTVB - Campinas