Queridos amigos blogueiros, corredores e simpatizantes deste blog. Mais uma aventura de Myla no mundo maravilhoso das corridas.
Saí daqui de Paulínia e segui viagem até Santos para encontrar meus amigos Nelson e Bruxinha para irmos no dia seguinte para Paraty. Sábado então tomamos o rumo e encontramos mais alguns corredores e fomos todos de comboio para a corrida. Já fazia muito tempo que eu não passava tão mal em uma corrida, sentei-me no banco de trás do carro e derrepente comecei a suar frio, sentir enjôo e tontura com aquelas curvas da estrada. Tivemos de parar um pouco e isso deixou a viagem mais longa e cansativa. Mesmo assim os outros corredores solidários comigo, pararam também até que eu melhorasse para seguir viagem. Chegamos em Paraty então e fomos para a pousada. Já no mesmo dia tive o prazer de conhecer o passeio de escuna ( um barco pequeno onde as pessoas vão até algumas ilhas do litoral). Realmente, a cidade é um paraíso abençoado por Deus, e eu estava já ha algum tempo desejando não só correr essa corrida como também, conhecer esse local.Não resisti a tentação e pulei no mar juntamente com o Nelson e tive o prazer de nadar próximo a ilhas e tivemos a sorte de ser recepcionados por golfilhos. Enfim o passeio foi um espetáculo inesquecível! chegamos de lá, jantamos e fomos para a pousada para descansar afinal, domingo era dia de prova.
A CORRIDA
Saimos cedinho e tomamos nosso café, fomos até a rodoviaria e lá esperamos o ônibus que nos levaria para o local da largada. Chegamos lá o tempo estava até meio frio e pensei que iria chover. Estava totalmente tranquila e confiante no meu treino, só um pouco apreensiva quanto ao meu joelho.
Lá chegando encontrei meu amigo Jorge Cerqueira seguidor do meu humilde blog, rapaz animado, pra cima e foi um dos primeiros amigos que fiz pelo blog e tenho o prazer de ter contato constante com ele. Também encontrei Melli Fukami uma história muito parecida com a minha, moça batalhadeira que tive o pude conversar um pouco e trocar idéias e experiências. O ambiente era dos melhores, muita gente amiga, local bonito tudo tranquilo. Saímos então não da concentração mas alguns metros a frente, não entendi muito bem isso. mas conta-se 18 km de onde? sei que a largada foi dada na pista de onde eu acionei o Garmin. Logo no início errei feio, saí com um ritmo muito rápido e fechei os 3 km em 15 minutos. Achei que estava bem e continuei, porém alguns minutos depois o sol veio dar o ar da graça. E realmente mostrou ao que veio. Meu ritmo foi caindo, caindo até despencar. O calor era insuportável. tive que andar em várias partes do percurso. O suor mal saia do corpo já secava, confesso que essa prova estava sofrendo mais do que a Volta ao Cristo já que lá tem subidas porém o clima é ameno na maior parte do tempo. Não vi dificuldade na altimetria da prova, pois as subidas que tinham eram menores das que eu treino aqui.
Eu havia acionado o Garmin para fazer em 1:55 já portanto contando com um atrazo de alguns minutos. Por onde passei, tive água em todos os pontos da corrida e fui recuperar mesmo somente no km 13 quando a paisagem começou a mudar, mas já era tarde para correr atrás do prejuízo. Enfim, cruzei a linha de chegada onde fui recepcionada pelo Jorge Cerqueira, e mais um monte de amigos que ali me esperavam. Fechei a prova com 1:58. Calculei o seguinte: Se em Poços de Caldas com um grau de dificuldade bem grande eu fiz em 1:56 tendo ela 16 km. Creio que terminar Paraty com 18 km em 1:58 então não fui tão mal quanto pensei. Voltei realizada com tudo principalmente com o trajeto lindissimo que tive a honra de fazer parte daquele cenário paradisíaco. Enfim, trocando em miúdos quanto ao meu desempenho, não foi bom mas foi regular e dentro do esperado. agora vamos aos fatos que me deixaram chateada:
Problemas
- A camiseta distribuida foi dois tamanhos acima do meu. A cor vermelha eu até gostei e tudo, mas o tamanho infelizmente não deu em mim não.. cabe duas de mim!
- Eu não vi, mas quem me contou passou por isso e posso garantir, FALTOU ÁGUA PARA MUITOS. As pessoas que demoraram mais para terminar a prova, tiveram de correr os 18km debaixo de sol e muitos ficaram sem água desde o km 6 da prova. Isso é um erro terrível! água ... po! vamos falar a verdade!! é importânte, mas com aquele sol na cachola é IMPRESSINDÍVEL. Teve corredor que desistiu, teve também quem passou mal e colocou sangue pelo nariz.
Creio que todos ali, pagaram o mesmo tanto, e todos tem o direito a água..! erraram feio.
Sobre o Vita meu marido!
Meu querido esposo, está com poucos treinos e nunca correu 18 km em prova. Ele sofreu muito com a falta de água pois desde o km 9 não tinha sequer uma gota de água com aquele calor todo. Teve que parar num posto pelo caminho e perder tempo comprando água de côco para poder terminar. Ele foi mesmo guerreiro. Quando estava chegando, fui recepciona-lo para que ele não cruzasse a linha andado e consegui. Doeu em mim, ver ele contar tudo oque passou. A corrida é linda, maravilhosa. Mas a organização pecou muito nisso espero que arrumem este ponto crucial e assim fazendo muitos outros corredores com certeza vão querer estar lá. por que para alguns como o Vita, foi uma tortura correr 9 km com sol e sem água. E pior, ele pagou para passar por tudo aquilo.Enfim ele, terminou! venceu.
A todos uma boa noite
Beleza de passeio, hein, Myla? Parabéns a você e ao Vita pela prova em Paraty e pela garra de sempre, vencendo as dificuldades e chegando até o final. Falta de água é mesmo a pior das falhas que uma organização pode cometer. Mas essa, ainda assim, é uma prova que tenho no meu planejamento, um dia ainda quero ter a oportunidade de fazer.
ResponderExcluirPô, você enjoou na estrada e foi de boa na escuna??? Vai entender, hehehe...
Abraço!
Obrigado Namiuti,
ExcluirFoi a mais sofrida que já completei, não pelo percurso mas pelo calor, mas eu ainda tive sorte de ter água. Muitos ficaram sem. Quanto ao enjôo pra voce ver, tem mais curvas na estrada do que no mar de Paraty, o mar estava calminho...!! rsrs foi ótimo mesmo e ainda bem que não passei mal! foi show!!
Myla parabéns pela prova e que chato esses problemas de camisetas com tamanhos grandes ou pequenos demais hein? Parabéns ao casal e tão bom quando os dois correm juntos né? Facilita muitão eu sinto saudades quando meu marido corria comigo. Mas um dia ele volta =) acredito nisto!
ResponderExcluirBeijos
Fabi, que pena mesmo, a camiseta eu com certeza não usarei. Infelizmente não dá acho que vou dar pro Vita nele vai caber. Quanto ao fato da gente correr juntos. O Vita começa comigo os treinos mas não tem o mesmo ritmo então geralmente ´so no primeiro km é que consigo ficar com ele. Geralmente fico mesmo muito só, gostaria que ele pegasse meu ritmo mas até hoje ele tem muitas fases e não conseguiu!
ExcluirForça aí que seu marido em breve estará contigo! não desista ok. beiju
Parabéns pela prova Myla e Vita,
ResponderExcluirRealmente a falta de organização não se justifica nem em uma prova
0800, quanto mais em uma paga, se eu ficar sem água fico sem as pernas e terrível. Eu estou muito triste e chateado, venho convivendo com uma lesão desde o ano passado, mas agora não deu mais terei que ficar pelo menos um mês sem correr, e estou fazendo fisioterapia e RPG, estou com inflamação no quadril do lado direito, olha terei que ter muita força de vontade de voltar a correr, da vontade de desistir sabia, mas não desisto, vou superar este obstáculo. Um abraço amiga, bons treinos e fica com Deus.
Almir grande amigo,
ExcluirSinceramente estou muito chateada com a situação do Vita por que ele nos treinos vai bem, e chega na prova acontece tudo isso de faltar água num calor daqueles!! espero que ele supere e não desanime.
Quanto a voce amigo, tenho certeza que voce vai melhorar e voltar a correr. Procure também a osteopatia que tem resultados muito bons eu mesma vou em um osteopata que atende em Campinas e fez milagres comigo e com meu filho que joga basquete, se quiser te passo o tel dele ok. Nada de desistir, vai melhorar e voltar a treinar, no seu ritmo só mesmo para não ficar parado, pois o exercício faz bem para pessoa tanto física quanto psicológicamente. Depois,"Uma vez corredor, sempre corredor!"
Fique com Deus!!!
Myla, parabéns pelas aventuras.
ResponderExcluir18 km em 1:58 não é para qualquer um.
Quem sabe um dia eu chego lá.
Só não entendi como vc não teve enjôo na jangada.
Sou duro na queda com enjôos mas tenho uma lembrança triste quando andei de veleiro.
Obs: Veja no meu calendário 2012 que tem algumas corridas acima de 10 Km que vc adora.
...corridas de montanha...
Abraços e ...vamo que vamo...
Osmir
Valeu amigão, estou de olho sim em todas as corridas, todo dia fico garimpando as melhores pra poder participar e não descuido dos treinos. um abração pra voce e bons treinos. obrigado pelo comentário!
ExcluirMyla!!
ResponderExcluirO roteiro é paradisíaco mesmo!!!Linda viagem!!Vcs tem que conhecer Ilha Grande!!!La sim é um paraiso!!Imagino o que seu esposo sofreu pois ele correu com solo na cabeça visto que lá não tem muitas arvores!
Parabéns pelo comentário!!!
Oi Vinicius, era um sonho antigo conhecer Paraty. É tudo oque eu pensava e muito mais!! espero ainda ir em Ilha Grande também, mas.. tem corrida nela?! qual? quanto ao Vita. O bicho pegou lá.. nunca estive em uma corrida tão quente como essa. o suor mal saia do corpo já secava queimando a pele da gente. Foi mesmo animal! ele já superou e está de volta aos treinos! obrigado pelo comentário e... ABRAÇÃOOO PROCE MOÇO!!
ResponderExcluir